Clique aqui e leia gratuitamente este livro

 

image21De que forma um ideal desce à Terra? De que tipo de Ideal fala este livro? Que seria do nosso mundo se não fosse a descida de tantos ideais? Descer não é somente mudar de lugar. Aqui, a descida não é espacial. “Descer de onde? Costuma-se dizer: do Alto. Mas o alto, o que significa? O alto é o Sistema, que na cisão do dualismo representa o lado positivo, Deus, em oposição ao lado negativo, dado pelo Anti-Sistema, posição antagônica – Antideus. O alto significa, portanto, um grau mais evoluído, em comparação com um menos evoluído”.
 
Pietro Ubaldi não conheceu, pessoalmente, Teilhard de Chardim, porém os dois ideais se encontraram, porque ambos tiveram origem em u’a mesma fonte. Alguns pontos de convergência os identificam: as teorias expostas em suas obras, discussão com aceitação e rejeição dessas teorias, missão cristocêntrica etc.., analisados com muita propriedade neste livro.
 
Em Princípios de Uma Nova Ética, Pietro Ubaldi aborda a psicanálise entre os homens, aqui, neste volume, ele dedica um capítulo especial à psicanálise das religiões: o papel do Cristianismo na vida de todos os povos; a religião do subconsciente – relacionamento da alma com Deus; crença formal e de substância – sobrevivência a qualquer preço; finalmente, a verdade de portas escancaradas, mostrando que as religiões não devem permanecer fechadas em seus dogmas ou princípios, e sim acompanhar a evolução biológica de toda a humanidade.
 
Em A Descida dos Ideais, vamos encontrar, também, um estudo profundíssimo sobre trabalho e propriedade, cristianismo de Jean Paul Sartre e muitos outros assuntos de palpitante interesse para o nosso tempo.
 
É um livro que traça um roteiro seguro para todo aquele que luta por um ideal, e daí sua grande importância na coleção dos vinte e quatro títulos da Obra de Pietro Ubaldi, o mais profundo pensador do século vinte.