A grande sintese

Ao publicar esta edição de A GRANDE SÍNTESE, cumpre à Editora apresentar ao público o mais famoso livro do eminente Prof. Pietro Ubaldi, indubitavelmente o maior pensador intuitivo de nosso tempo. Muito embora a portentosa obra valha por si mesma, pelo seu profundo conteúdo científico, social e filosófico, não é demais conhecer opiniões de alguns renomados cientistas, filósofos, jornalistas e escritores espiritualistas. Esta tradução é da quarta edição italiana, 1948, quando o Autor já havia escrito outros livros, por isto estão citados no fim deste volume. Os pronunciamentos que seguem foram externados a partir da primeira edição da obra, em 1937.

A GRANDE SÍNTESE, no seu aspecto interior e profundo, é uma revelação. Num mundo em que todo ser é constrangido por uma lei feroz a reclamar da carne do seu semelhante seu próprio alimento, esta é uma Voz que tem um timbre diferente. É uma revelação, atingida conscientemente, através de métodos precisos de que apresentei a técnica. Sua vestimenta científica é exterior e cobre, realmente, uma substância evangélica que une a síntese ao desenvolvimento gradual, na Terra, do pensamento de Cristo, que é uma contínua emanação.

Pietro Ubaldi - As Noúres

A GRANDE SÍNTESE oferece solução plausível a todos os problemas do universo - desde a estrutura do átomo e a composição química da vida, até os métodos de ascensão mística; desde a Relatividade e a gênese do Cosmos, até as mais novas questões religiosas e sociais e os mistérios da psique humana (...). A nota chave do livro é a ascensão espiritual.

Isabel Emerson - Escritora e Jornalista da Revista Light, de Londres, Inglaterra.

A GRANDE SÍNTESE encaminha a ciência para sua espiritualização, a fim de facultar ao homem uma concepção de Deus, escoimada de antropomorfismos e o capacita para lhe escutar a voz que perenemente ecoa nos ensinamentos Daquele que será por todo o sempre - Caminho, Verdade e Vida.

Guillon Ribeiro - Jornalista, escritor e primeiro tradutor de A GRANDE SÍNTESE.

A GRANDE SÍNTESE pretende dar ao mundo a ciência do espírito, a fim de que o homem seja digno de penetrar o Mistério da Vida, superar a dor, vencer a morte.

Giuseppe Vingiano - escritor e jornalista da Revista Religio de Roma.

A doutrina desenvolvida em A GRANDE SÍNTESE não é so-mente uma síntese do atual conhecimento humano, reduzido em face dos problemas substanciais, mas constitui uma síntese da fenomenologia universal, isto é, a coordenação num organismo único dos fenômenos existentes que o concebível humano pode apreender e ainda além.

Gino Trespioli - Escritor e fundador da Biosofia na Itália.

A GRANDE SÍNTESE: trata-se, realmente, de uma grande síntese de todo o saber humano, considerado do ponto de vista positivamente transcendental, em que se estudam todos os ramos do saber, sendo esclarecidos e resolvidos numerosos problemas até hoje insolúveis, com o acréscimo de novas orientações científicas, além de considerações filosóficas, religiosas, morais e sociais, a tal ponto elevadas que induzem a reverente assombro.

Ernesto Bozzano - Médico, Cientista, Filósofo e Escritor italiano.

Para quem conhece, como o Autor, pouco ou nada de química, A GRANDE SÍNTESE é verdadeiramente surpreendente, porque os conceitos nela emitidos são realmente científicos e, portanto, de um profundo conhecedor de química.

Prof. Stoppoloni - Titular de Anatomia Descritiva, Histologia e Embriologia, da Universidade de Camerino, Itália.

Ao finalizar a leitura de A GRANDE SÍNTESE, temos a impressão de haver lido, ressurgido no século XX, um dos grandes profetas bíblicos. Igualá-la é difícil; superá-la, impossível; negá-la, absurdo; discuti-la, loucura. Mas aceitá-la e senti-la é prova de que, em nós, há uma centelha da divindade. Merece, realmente, ser encadernada no mesmo volume que o Novo Testamento, como coroamento das obras dos grandes e primeiros apóstolos. A força e a segurança fazem desta Grande Síntese uma continuação natural das Epístolas e do Apocalipse, nada ficando a dever a elas.

Carlos Torres Pastorino - Escritor e Titular de Latim e Grego da Universidade Federal de Brasília.

A GRANDE SÍNTESE é um sistema de filosofia científica e tem, também, um conteúdo ético. É uma obra benéfica em larga escala, equaciona e resolve a tarefa de iluminar as consciências num momento histórico decisivo de grande amadurecimento em todos os campos. Tem, pois, um alcance também social e se insere como força viva na renovação espiritual para a qual o mundo se prepara laboriosamente. Quem ler esta obra, nessa profundidade, ouvirá ecoar aí as grandes correntes de pensamento, as titânicas forças cósmicas do imponderável que circunda o mundo.

L.F. - Escritor e Jornalista da revista La Ricerca Psichica, de Milão, Itália.

Todos nós temos o vago sonho de encontrar um LIVRO que nos seja como uma casa definitiva - a casa de sonho que procuramos. Um livro no qual moremos, ou passamos a morar. (...) Pois creio que encontrei o MEU LIVRO. Ele chama-se A GRANDE SÍNTESE de Pietro Ubaldi. Temos de lê-lo e relê-lo. Lendo-o estou a vagar no alto mar deste livro - tonto, deslumbrado, maravilhado!

Monteiro Lobato - Jornalista e Escritor brasileiro, consagrado até no exterior, pelo conteúdo e simplicidade de seus livros.

Debalde vínhamos peregrinando através dos livros em busca de uma concepção do mundo que nos satisfizesse, pela universalidade de seus fundamentos, a natural ansiedade de síntese e unificação do conhecimento. Movido por esse desejo, perlustramos os grandes monumentos da sabedoria de todos os tempos, desde as velhas doutrinas consubstanciadas na metafísica chinesa do Y-King até as modernas aquisições do relativismo einsteiniano. Examinamos o hinduísmo, nas expressões luminosas de seus mais eminentes mestres; estudamos o idealismo de Platão, o peripatetismo de Aristóteles, o racionalismo de Descartes, o criticismo de Kant, o panteísmo de Spinoza, o monadismo de Leibniz, o ocasionalismo de Malebranche, o epifenomenismo de Hume, o voluntarismo de Schopenhauer, o solipsismo de Bekerley, o transformismo de Darwin, o evolucionismo de Spencer, o positivismo de Comte, o pragmatismo de James, o monismo de Haeckel, o intuicionismo de Bergson, o panpsiquismo de Farias Brito, para, ao fim, sentirmo-nos tão vazios como dantes. (...) Acabávamos de ler Carrel, quando surgiu nas livrarias a versão brasileira de A GRANDE SÍNTESE. Atraído pelo título, percorremos-lhe o índice e, imediatamente, sentimo-nos assaltados do desejo de lê-la. (...) Sem embargo de seu caráter estritamente lógico e rigorosamente científico, A GRANDE SÍNTESE não é uma obra resultante de lucubrações intelectuais, nem de dados experimentais. É uma revelação surpreendente, de origem supranormal, por isso que foi dada ao mundo exclusivamente pelas vias da intuição. Serviu-lhe de instrumento, no processo de sua elaboração, o iluminado místico da Úmbria, Prof. Pietro Ubaldi.

Rubens C. Romanelli - Escritor, doutor em Letras e Titular da Cadeira de Língua Latina da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais.

A GRANDE SÍNTESE é a semente do carvalho para o abrigo do futuro. É o divino trigo lançado com "imensa antecipação" no campo do mundo, oferecendo à humanidade o alimento conceptual dos mais nobres e elevados princípios. É uma visão sublime de sabedoria e de amor, excelsa sinfonia dos séculos futuros. Bênção para a humanidade de hoje e código para a humanidade de amanhã.

Clóvis Tavares - Escritor e Titular de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito de Campos.

A GRANDE SÍNTESE - Obra Monumental de revelação, de ensinamento insuspeito, profundamente científico e eminentemente moral. De sua inesgotável sabedoria transluz a pureza de uma elevação que assombra, aguça e incita a alcançá-la, impele a ascender .

F. Villa - Escritor e Jornalista da Revista Constância, de Buenos Aires, Argentina.

Finalmente, torna-se imprescindível publicar a transcendente opinião de Emmanuel, através da psicografia elevada de Francisco Cândido Xavier:

Quando todos os valores da civilização do Ocidente desfalecem numa decadência dolorosa, é justo que saudemos uma luz como esta, que se desprende da grande voz silenciosa de A GRANDE SÍNTESE.

A palavra de Cristo projeta nesta hora Suas irradiações energéticas e suaves, movimentando todo um exército poderoso de mensageiros Seus, dentro da oficina da evolução universal.

Aqui, fala a Sua Voz divina e doce, austera e compassiva. No aparelhamento destas teses, que muitas vezes transcendem o idealismo contemporâneo, há o reflexo soberano da sua magnanimidade, da sua misericórdia e da sua sabedoria. Todos os departamentos da atividade humana são lembrados na sua exposição de inconcebível maravilha!

A GRANDE SÍNTESE é o Evangelho da Ciência, renovando todas as capacidades da religião e da filosofia, reunindo-as à revelação espiritual e restaurando o messianismo do Cristo, em todos os institutos da evolução terrestre.

Curvemo-nos diante da misericórdia do Mestre e agradeçamos de coração genuflexo a sua bondade. Acerquemo-nos deste altar da esperança e da sabedoria, onde a ciência e a fé se irmanam para Deus.