(A "Sua Voz")

Prefácio da segunda e terceira edições italianas, publicado na revista Ali del Pensiero - Milão (Itália), 1935 e 1958.

A mediunidade de Pietro Ubaldi explodiu no outono de 1931, como coroação de provações e grandes dores. Em dezembro do mesmo ano foi recebida a "Mensagem de Natal", que pode considerar-se como introdução à obra subsequente, e que, de imediato, foi traduzida em cinco idiomas: na Alfa, de Roma - (Itália), no International Psychic Gazette, de Londres (Inglaterra), na Revue Spirite Belge de Liége (Bélgica), e em Constancia, de Buenos Aires (Argentina). Apareceu a seguir, com as outras mensagens, no Reformador e no diário Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, e nas primeiras revistas e jornais do Brasil e também em opúsculos separados.

Na Páscoa de 1932, "Sua Voz" transmitiu a Mensagem da Ressurreição, verdadeiro e poderoso apelo ao mundo, que, além de em todas as revistas e jornais citados, foi publicado na Revue Caodaiste, de Saigon (Indochina).

A 2 de agosto de 1932, no dia do "Perdão da Porciúncula" de São Francisco de Assis, o médium (que se encontrava perto de Perúgia), foi improvisadamente forçado, por uma força febril e irresistível, a escrever rapidissimamente, em breves minutos, aquela sublime Mensagem do Perdão, que teve notabilíssima e totalmente espontânea difusão em todo o mundo, quer aparecendo em inúmeras revistas e mesmo em jornais diários estrangeiros, quer nas edições especiais feitas por numerosíssimas associações sul-americanas. Calcula-se que tenha aparecido em todo o mundo, cerca de meio milhão de cópias. Esta mensagem é verdadeiramente um grande toque de reunir, vibração possante de majestosa autoridade.

Na Páscoa de 1933, finalmente, comemoração do 19º centenário da morte de Cristo, foram divulgadas as duas mensagens, ou melhor, a dupla mensagem "Aos Cristãos" e "Aos Homens de Boa Vontade", de conteúdo essencialmente religioso.

Todas essas "mensagens" são dirigidas "ao coração", ou melhor, ao coração das massas. Mas, desde o fim de 1932, "Sua Voz" transmite uma obra orgânica, de concepção grandiosa e de desenvolvimento concatenado, com bases e fins racionais e científicos: A Grande Síntese, cuja publicação foi imediatamente iniciada (e continua ainda), em Milão, na revista Ali del Pensiero; em Buenos Aires, na revista Constancia; e no Rio de Janeiro, na revista Reformador e no Correio da Manhã; o maior diário do Brasil. Como que irradiando-se no mundo, partindo de dois polos diversos, sobre os dois hemisférios. Outras edições estrangeiras se estão preparando.

Concomitantemente as mensagens que aqui publicamos, uma série de comunicações particulares era transmitida e chegava às mãos de Mussolini e do Pontífice, nos respectivos campos político e religioso.

Raramente obtêm tão rápido e espontâneo êxito, no mundo, outras coisas fortemente queridas e habilmente preparadas. Neste caso, ao invés, um médium desconhecido, sem preparação, durante muito tempo hesitante a respeito da oportunidade de divulgar sua produção, sem meios e sem apoio, modestíssimo e fugindo da notoriedade, sem fim algum interesseiro, mas até constrangido a uma vida de martírio para exteriorizar seus invulgares dotes mediúnicos — viu sua produção, oferecida timidamente, fazer com rapidez a volta do mundo, difundir-se em pouco tempo automaticamente, como por própria força prodigiosa. Neste fato, muitos poderão descobrir uma prova.

Quem é a "Sua Voz", essa anônima "entidade" que transmite escritos tão elevados e poderosos? Fizeram-se muitas conjeturas, inúteis e absurdas a esse respeito, mas não é aqui que deveremos discutir. Diremos, porém: A verdade é una, e a quem tem sede, pouco importa a fonte de que se tenha haurido a água. O que interessa é que a água seja límpida e pura e possa abrandar a sede das afogueadas almas de hoje.

Milão, junho de 1935

OM-AR