"Simão, filho de Jonas, amas-Me mais do que estes? Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Então, o Cristo lhe disse: Apascenta os meus cordeiros." Este é o Amor que Pietro Ubaldi soube cultivar desde há dois mil anos. Se ele fosse poeta teria cantado o Amor em prosa e versos como ninguém. Era um mestre na arte de amar. Não o amor comum, frágil e fácil de ser conquistado neste mundo, mas aquele Amor Divino que somente as almas eleitas sabem concebê-lo. Amar é fácil, difícil é a arte de saber amar.

"Cristo! Tu és a bondade que acaricia, o amor que inflama, a luz que guia. És também a prova que me cabe, para meu bem, a dor que me liberta, a morte que me restitui a vida. Tudo Tu és, ó Deus! Seja por meio da alegria, do amor, da dor – é sempre a Tua mão que me guia para a única meta, que és Tu." ( Ascese Mística )

" Aperto-vos todos no Amor de Deus. Fundidos todos, no mesmo amplexo, subi comigo, subamos unidos para Ele. Vós de cima, prodigalizando amor: nós, inclinando-nos para os inferiores e ensinando-lhes a subir." (Deus e Universo)

" As formas de amor elevam-se gradualmente e cada ser, desde o animal ao selvagem, ao homem inculto, ao intelectual, ao gênio, ao santo, ama diferentemente, de acordo com as qualidades e o grau de perfeição que tenha atingido." ( A Grande Síntese )

" O que pode suavizar e embelezar a vida é o amor, mas um amor bem compreendido, antiegoísta, sem perseguição nem mentiras, um amor que aplaca os ódios, abranda a agressividade, acalma as invejas, a cobiça, o orgulho, tranqüiliza e serena a alma, gerando paz onde há guerra, alegria onde há dor, ordem e harmonia no indivíduo como na sociedade. (...) ( Princípios de Uma Nova Ética )

O que Pietro Ubaldi escreveu a respeito do Amor pode ser colocado em um belo volume. Poucos escreveram tanto e tão bem sobre este tema amplo e profundo. Qual foi a sua fonte? Foram duas: Cristo e S. Francisco de Assis. Amor, em sua concepção, que não fosse o verdadeiro Amor estava fora de seus parâmetros, como nos revela a carta dirigida a Nazarius.

Assim, vamos aprender com ele outra forma de amar. Quem ama perdoa, é altruísta, exercita a fraternidade entre seus irmãos, é compreensivo, vive em paz com sua consciência, não faz maledicência, não é invejoso, não tem inimigo, é humilde, está mais próximo de Deus e tem as portas abertas para a entrada no céu. Como é bom e doce amar, sobretudo amar com sabedoria e inteligência. O Amor e a sabedoria são as duas asas de nossa evolução espiritual, como nos ensina o querido mestre, Professor Pietro Ubaldi.