"S. Paulo, 20 de junho de 1957.

Nazarius,

Chegou sua carta de 21 do mês passado. Desculpe-me pelo atraso em responder-lhe. Mas há quase dez dias que estou na capital, morando num hospital, acompanhando minha esposa. Aqui sou enfermeiro e cuido de tudo. A vida nos hospitais é triste. As operações custam uma fortuna.

Tudo isto é trabalho, corrida, preocupações. O meu outro trabalho ficou parado. Quando voltar a casa e puder, viajarei para o interior.

O médico disse que amanhã poderemos ir embora.

Um grande abraço,

Pietro Ubaldi"

"S. Vicente, 14 de julho de 1957.

Nazarius,

Voltei para casa. Estão todos gripados. A casa parece um hospital. A senhora está melhorando.

O meu trabalho continua sempre, mas agora tenho que ficar em casa. Eu precisaria de descanso, mas não é possível.

Se você viajar à sua cidade pode entregar este recorte de jornal a Dr. Albano?

A rádio e a revista da LBV falaram a meu respeito.

Fiquei alegre em saber que você conseguiu mudar-se para um lugar melhor, graças a Deus.

Esteve aqui, um dia comigo, o Prof. Medeiros.

Que Deus o ajude sempre.

Pietro Ubaldi"

COMENTÁRIO

Trabalho e preocupação nunca faltaram a Pietro Ubaldi. Na Itália, trabalho e magistério e no cumprimento da missão. Ele, anteriormente rico, que se tornou pobre, jamais renunciou ao seu dever para com os seus, sabia muito bem que somente ele fez voto de pobreza, os outros não, nem poderia constrangê-los a fazer. No prefácio de Problemas do Futuro tem um pensamento que expressa o seu estado de espírito, em relação aos bens materiais, que o administrador dilapidava: “Vivemos em um mundo no qual os involuídos são ativíssimos em realizar sua vida com seu próprio método, a qualquer preço. O homem de espírito, que nesse campo é inepto, facilmente é eliminado.”

No Brasil, ele continuou pobre, mas precisava de recursos para enfrentar os problemas financeiros, ainda mais quando as doenças bateram à sua porta, com operações e hospitais caros. Não tinha planos de saúde. Aqui as preocupações eram redobradas. A missão era o trabalho que ele, realmente, gostava de fazer, mas nem sempre era possível escrever, quando a luta material não lhe dava trégua.

***

Prof. Medeiros Corrêa Junior foi um grande amigo de Pietro Ubaldi e o conhecia desde 1951, era advogado e foi Professor do Liceu de Humanidades de Campos. Fez concurso para juiz e terminou sua vida terrena aposentado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Foi um dos diretores da Escola Jesus Cristo, por vários anos, sendo amigo pessoal de Clóvis Tavares.

Como conferencista, prendia a atenção dos ouvintes pela voz mansa e pausada e pelo conteúdo de suas conferências.

Como escritor, além de muitos artigos para jornais, escreveu duas obras: Princípios e Fins do Espiritismo e Em Verdade Vos Digo. Foi revisor e tradutor de algumas obras de Pietro Ubaldi. Contribuiu e muito para o desenvolvimento da Obra no Brasil, desde 1951. Foi vice-Presidente da Fundação Pietro Ubaldi.