"S. Vicente, 18 de agosto de 1971.

Nazarius,

Recebi o pacote de Avancemos, de agosto, com o comentário sobre meu aniversário. Saiu muito bem. Parabéns. Obrigado. Enviei-lhe carta a respeito por intermédio do Clóvis, pelo Correio.

Recebi depois a sua carta de 29 de julho e agradeço os votos pelo meu aniversário e pelo cheque. Tudo chegou bem em minhas mãos.

Hoje mesmo entro no 86° ano de idade. O que me surpreende é a clareza mental com a qual estou escrevendo.

Estamos traduzindo para imprimir Como Orientar a Própria Vida, em português. Foi traduzido para o inglês e impresso nos Estados Unidos. Os volumes pequenos são baratos para imprimir. Eles são uma aplicação prática dos princípios da Obra.

Como vê, nunca paro. Poderei continuar trabalhando enquanto viver. Quanto a parte escrita , a Obra está acabada. Os livros grandes (400 páginas) não se pode publicar, porque custam caro demais. Este é um trabalho que outros farão, quando puderem. No Natal, deste 1971, a Obra estará definitivamente encerrada como previsto em Profecias.

Estou acompanhando seu desenvolvimento, sobretudo no estrangeiro.

Uma grande entrevista aparecerá num jornal alemão, nessa língua. Espero que seja publicado na Itália o volume II, Análise de Casos Verídicos. Continuo escrevendo artigos para a Itália, Argentina etc.

Lembranças a Leinha e a todos os amigos de Campos.

Um grande abraço do seu

Pietro Ubaldi"

COMENTÁRIO

Pietro Ubaldi é um missionário vitorioso, completou a missão, com seu 24º volume, Cristo, tal como foiprevisto há 16 anos, em Profecias; em A Técnica Funcional da Lei de Deus, na Páscoa de 1969; e ratificado muitas vezes, por carta a Nazarius e ao Cônsul (Dr. Manuel Emygdio da Silva), além de várias entrevistas pela imprensa, inclusive a que ele concedeu ao Avancemos, em junho de 1968, inserida, na íntegra, em Pietro Ubaldi e o Terceiro Milênio, que faz parte do primeiro volume da Obra.

Que pensa, Prof. Ubaldi, a respeito do livro Cristo, tão ansiosamente esperado? (Pergunta de Nazarius, em 29-06-1968).

R. – O livro Cristo será o coroamento da Obra, o vértice da pirâmide e também o ponto final da minha vida e o término de minha missão.

Quando chegar a hora, saberei o que devo escrever. Mas sei que pouco falarei da vida humana de Cristo, mas muito da Sua vida divina, a respeito do que Ele verdadeiramente é, independentemente da Sua permanência na Terra.

Este livro aparecerá quando eu estiver perto da morte. Para receber o Cristo, é preciso que o corpo esteja diminuindo. Quanto mais isso acontece com a velhice, tanto mais percebo que a visão do Cristo está se aproximando, tornando-se cada dia mais clara.

Este livro já estava planejado quando eu escrevi um dos primeiros volumes da Obra: Ascese Mística. No início da 2o parte, no capítulo III, “A Dor”, lê-se: “Cristo me espera, no fim descerá o marco interior da devoção e do amor”. (...) “No fim de tanto trabalho da mente e do coração, depois de tanto escrever, só uma palavra ficará: Cristo. Sobre esta palavra, que é a síntese suprema do conhecimento e do Amor, eu me curvarei satisfeito e feliz, para morrer”.

De resto, toda a Obra foi prevista e planejada de antemão. Na 1ª parte do livro Profecias, intitulada: “Gênese da II Obra”, tudo que depois aconteceu e continua acontecendo, já foi explicado. Por isso, sei quando vai terminar a Obra e com ela a minha vida.”

“Tal a vida, tal a morte”. Quem viveu dignamente, sob a proteção divina, terá morte feliz, sob a mesma proteção. Muitos morrem deitados e bastante contrariados, Pietro Ubaldi não, é o que nos mostra Cláudio Picazio que, junto do médico Dr. Ivan e do Alberto, assistiu à sua morte:

“Aos 20 minutos do dia 29 (refere-se ao 29 de fevereiro de 1972), ele se movimentou. Apoiou o corpo em seus braços com toda a energia e quase se sentou no leito. O médico e o Alberto ajeitaram o travesseiro e ele acomodou-se numa posição melhor, como que esperando uma ordem a cumprir. Esboçou um leve sorriso de tranquilidade e caiu na crise final”. Partiu para a outra vida 10 minutos depois de despedir-se.