Os caminhos da evolução humana podem ser considerados nos diversos planos, tanto de um ponto de vista individual como coletivo.

 Se o princípio central da Lei é evolução, tanto que evoluir é sinônimo de ser, e só é possível existir como movimento de progresso (superior a qualquer regresso), evolução deve ser o conceito basilar da tábua de valores éticos. Os conceitos de bem e de mal, de virtude e de vício, de dever e de culpa,  embora relativos e progressivos (aliás, justamente por isso) só podem ser concebidos em função da evolução. Vimos esse fenômeno funcionar e triunfar em todas as dimensões que conheceis. Se a vossa fase atual é construção e ascensão de consciência, é desmaterialização de formas, é superação biológica e espiritualização de personalidade, esses conceitos resumem, com referência às posições relativas de cada um, o bem, a virtude, o dever. Os conceitos opostos significam posições também opostas: mal, vício, culpa, que são involução e descida.

 Nesse regime de equilíbrio que governa o universo, mesmo no campo das forças morais, forma-se constantemente a soma dos impulsos e contra-impulsos, do dar e do haver. Por isso, a dor existe como fato substancial e insuprimível na ordem universal, pois tem exatamente a função necessária de estabilizador de equilíbrios, que são constantemente reconstituídos, logo que violados pela liberdade do ser. Daí o conceito de redenção por meio da dor. Por isso vos disse que ela é sempre um bem, enquanto retifica a trajetória dos destinos. Mal transitório, necessário em vista da necessidade da liberdade individual (base da responsabilidade e do merecimento). Sutiliza sempre o dar, acumula o crédito e transforma-se num meio de bem. Conceito evidente, já que o princípio de equilíbrio é universal e infalivelmente invade também o campo ético.

 Colocadas essas bases racionais, é fácil a construção do edifício ético, que coincide com o posto em prática há milênios pelas religiões, filosofias, leis sociais, ditado pelas revelações, sentido pela intuição, mas sem esse fundamento de racionalidade que hoje é necessário para ser aceito pela psicologia moderna. Um cortejo de mártires e de escolhidos o compreenderam e puseram em prática de um lado ao outro do mundo, com sistemas diferentes, de acordo com a própria posição, mas sempre idênticos na aspiração constante para o alto. Os místicos, embora não se exprimissem  de maneira científica, conheciam as leis da evolução das dimensões na fase α ; realizavam num regime de constante educação a transformação biológica do homem em super-homem e pregavam o desapego da matéria, sua desmaterialização progressiva, com a renúncia e a superação da animalidade. Verdadeira técnica construtiva do psiquismo, assimilação por transmissão ao subconsciente de qualidades novas, estabilização da virtude no estado definitivo de instinto e, portanto, de necessidade.

 O demônio, eterno inimigo, personifica as forças negativas e involuídas da animalidade, que sobrevive e ressurge das mais baixas camadas da personalidade. Os instintos inferiores, as paixões tempestuosas, são o antagonista na grande luta interior. As grandes renúncias - pobreza, castidade, obediência - são os truncamentos decisivos de onde a animalidade sai amortecida; mas, recordemo-lo, só poderão valer quando se saiba concomitantemente reconstruir, compensando com qualidades mais elevadas, com amores, domínios e paixões mais espirituais, a fim de não desencaminhar o ser para outros lados, no vazio de uma asfixia infrutífera. Se impuserdes ao ser uma morte no nível animal, tendes de oferecer-lhe um renascimento no nível espiritual. As paixões são grandes forças que não devem ser destruídas, mas utilizadas e elevadas, já que na evolução tudo caminha por continuidade. Mas não deveis impor a virtude ao próximo, como meio de opressão, colocando-o em estado de renúncia, para com isso obter vosso domínio e vantagem na luta pela vida; que o esforço da virtude seja, acima de tudo, daquele que prega, como também daí venha sua vantagem.

 Minha concepção implica uma ética progressiva, por isso vos mostra como modelo os tipos super-humanos cada vez mais perfeitos. Concepção aristocrática e dinâmica, antípoda da vossa, eleva ao tipo ideal a mediocridade da maioria. A psicologia comum só pode dar a codificação dos instintos atrasados da humanidade. Elevar como modelo o medíocre, só porque se impõe pela quantidade e não pelo valor, significa erguer um monumento à inferioridade. O individualismo, porém, que emerge do quadro de fundo difuso da maioria, é sagrado, desde que lute sempre para elevar-se, pois esta é a lei da vida e a ascensão coletiva só pode ser resultante de todas as ascensões individuais. emergir do mar da mediocridade para as vias do bem. Que as massas sejam enquadradas para que os poderes dirigentes possam impor melhor o trabalho da evolução, mas não sejam elevadas como modelo e o número não sufoque o valor. Lá de cima, alta e longínqua, está a luz dos espíritos gigantes, que superaram e escravizaram ao espírito as forças biológicas. Deles estão cheios os séculos, e cada um aí encontrará o tipo que representa o aperfeiçoamento das próprias qualidades. O sensitivo encontrará no poeta e no santo o gênio da arte e da fé; o volitivo encontrará o gênio da racionalidade e da intuição no herói, no pensador e no cientista. Cada tipo ergueu bem alto o facho da vontade, da mente, ou do coração, tendo aperfeiçoado uma qualidade da natureza humana. Cada tipo é um pioneiro que vos mostra o caminho da evolução.

 O tipo humano comum move-se em outros níveis. O mais baixo vive e só concebe viver no nível vegetativo; move-se num campo físico, no qual a ideação é concreta, quase muscular. O mundo sensório é toda a realidade, nenhuma abstração, nenhum conceito sintético o supera: os instintos primordiais (fome e amor) dominam a sua satisfação, são a única necessidade, alegria e aspiração. Psiquismo rudimentar, que só se exercita no campo passional de atrações e repulsões violentas e primitivas. Qualquer superação permanece no inconcebível; trevas dominam quase toda a consciência. É o selvagem e, nos países civilizados, o homem das classes inferiores, onde ele renasce por seu peso específico.

 Mas a civilização criou um tipo mais elevado, com o psiquismo mais desperto, que chega até à racionalidade. A explosão das paixões é controlada, pelo menos nas aparências. Os instintos primordiais, ainda que sendo os mesmos, complicam-se, revestem-se de um trabalho reflexivo controlado; sutilizam-se, tornam-se mais nervosos e psíquicos. Adora-se a riqueza e até a cultura; impera a ambição que incentiva a luta, que se torna cada vez mais nervosa e astuta, ultrapassa-se as metas do indispensável. Embora sensória, a realidade se enriquece. A zona do concebível dilata-se um pouco, mas fica sempre por fora dos fenômenos e é impotente diante de uma síntese substancial. Os princípios gerais são repetidos, mas não sentidos; há uma incapacidade de consciência quando vai além do interesse do "eu", suprema exigência. O altruísmo não se expande além do círculo familiar. É o moderno homem civilizado, educado com verniz de informações culturais, volitivo, dinâmico, sem escrúpulos, egoísta, habituado a mentir, vazio de qalquer convicção e aspiração substancial. Sua impotência intuitiva e sintética denomina-se razão, objetividade, ciência, que são meios utilitários.

 Existe um tipo ainda mais elevado de homem, dificilmente reconhecível por fora por quem ainda não tenha chegado a esse nível. Muitas vezes é um solitário, um mártir, cuja grandeza não é reconhecida senão depois da morte. Isso é natural. Só o medíocre pode ser logo compreendido e aclamado pela maioria dos iguais. Glória fácil e rápida significa pouco valor. Neste tipo, o concebível dilatou-se até a síntese máxima, a consciência atingiu a dimensão superior da intuição. Está muito distante da média, porque viu e compreendeu as altas metas da vida e só pode passar pela Terra em missão, amando e fazendo o bem. Com frequência está alheio e desprezado no mundo, mas seu gesto abraça toda a criação. Ele superou os instintos da animalidade, ou luta para superá-los. Não tem inimigos na Terra, a não ser as leis biológicas inferiores, que procura esmagar. Aceita a dor e considera sua a dor do mundo. Sabe e sente tudo o que, para seus semelhantes, se perde no inconcebível. Seus triunfos são muito amplos e distantes para serem vistos, porque ele se move no pensamento e na ação, aderindo à substância das coisas, em harmonia com o infinito. Este é o tipo da super-humanidade do futuro, em que a animalidade egoísta e feroz estará vencida e o espírito triunfará.

 Essas gradações não são absolutas, nem como nível, nem como tipo; cada um oscila entre uma e outra. Mas a evolução é universal e constante, realizando a ascensão de um tipo ao outro. Ascensão do selvagem para a civilização, ascensão das classes inferiores para o bem-estar da burguesia; velha história das mais baixas ascensões humanas, impulso determinante das revoluções sociais. Mas hoje a persistência e a extensão da civilização amadureceram e difundiram o segundo tipo humano e, visto que é preciso evoluir, quando este for maioria, por ter elevado e assimilado o tipo inferior, sua revolução só poderá dirigir-se para o terceiro tipo: o super-homem. Embaixo agitam-se confusamente, as aspirações das classes sociais inferiores, prontas a submergir o egoísmo de raça para impor o interesse de classe, se a zona superior não souber defender sua função dirigente. O segundo tipo tende, por impulso evolutivo idêntico, a elevar-se ao nível do super-homem; esta é verdadeiramente a grande e nova transformação biológica, em massa, dos séculos futuros.

 Minhas perspectivas futuras não são utopia, mas estão ligadas aos fatos e à evolução histórica normal. O fenômeno foi, no passado, um produto esporádico, isolado. No futuro tornar-se-á um produto de classe. A santa obra da educação do povo trará isto, em massa, ao nível médio e quando esta for azona de maior extensão, nenhuma revolução poderá mais emergir de baixo. O progresso científico prepara inevitavelmente, apesar de seus perigos, um ambiente de menos áspera escravidão econômica e de mais intensa intelectualidade. A civilização estabilizará rapidamente o nível médio da vida no segundo grau da evolução humana, que então desejará subir para o  terceiro. Isto poderá parecer distante hoje, quando ainda ressoa o eco, entre vós, das lutas nos mais baixos níveis; mas o tempo está maduro, pela elaboração dos milênios, este é o futuro do mundo. Não vos falo do presente que conheceis, mas do futuro, que vos aguarda; não vos exponho apenas as dificuldades desta hora, mas também os problemas e as construções para as quais é necessário preparar-vos.