Ouço a voz interior exprimir-se num cântico de harmonias universais: — “Contempla, — diz-me a voz, — a substância espiritual das formas do ser. O todo é um turbilhonar de esferas. Este movimento representa a mais doce música, a mais maravilhosa harmonia de luzes, a mais gigantesca construção, na mais ampla exatidão de relações, e é também cântico de conceitos e sentimentos. Observa e, na harmonia deste amor infinitamente múltiplo, esquece a dissonância de tua dor que se encontra fechada no tempo. Deixa teu espírito explodir, além de todas as medidas, no incomensurável, além de todos os limites, no infinito, além de todos os ritmos menores, no ritmo divino do todo. Verás e ouvirás. Toda alma é feita para ver e ouvir.”

“Repara. Os seres dividem-se e reúnem-se, segundo hierarquias. Cada qual se põe, por virtude de seu peso especifico, em seu nível natural, inviolavelmente. Eles se vêem e se falam e se escutam. Vozes e luzes, de plano a plano, descem e sobem: porque o Alto tem sede de se dar, como o plano inferior tem sede de ajuda. Esta é a Lei, imperante em toda parte e em todo nível. Assim, tudo se distingue por individuações inconfundíveis e tudo volta a reunir-se e irmanar-se na mesma luz e no mesmo cântico. Ao apelo do fraco responde um eco bondoso; graças à bondade do Alto, há sempre uma dádiva por fazer. Auxiliar-se reciprocamente, eis a lei.”

“A luz irradia do Centro e transparece de esfera a esfera, através dos seres que a compõem. O metafânico é alma desperta à escuta e ouve aquilo que para os outros é silêncio. Conceito, harmonia e potência consubstanciam aquela luz; ela é sinfonia do pensamentos e ações, é também corrente de amor e de força a enxertar-se no espírito, que é a causa única da vida. E reforça as motivações e fecunda vossas obras.” A percepção noúrica é um contato com a irradiação divina, que é a linfa vital do universo.

“Por isso, digo-vos: Escutai e purificai-vos, para que tudo seja ascensão. Não ausculteis vãmente, por simples curiosidade, porque sagrada é a voz do Alto. Não dissipeis a potência substancial da vida. Sirva-vos tudo isso para subir. Jamais atendais às tristes vozes dos planos inferiores, a não ser para ajudar a sofrer e a subir.”

“A lei de ascensão moral, conduzida através da bondade e do amor, é a lei do Centro, que por ela sustém o universo.”

 

Do livro " Ascese Mística"  parte I  cap 03




  • pesquise na obra
  • avancemos
  • palestras e estudos
  • livro a lei de Deus
  • congressos
  • livraria